Assessoria de biblioteca – centro de documentação do Centro de Estudos Anglicanos (CEA)

Marc Storms, formado em biblioteconomia na Bélgica, assessorou a então biblioteca, atual centro de documentação, do Centro de Estudos Anglicanos em Porto Alegre.

O seu trabalho foi feito em duas etapas.  

Durante uma visita em 2016, auditou o acervo de aproximadamente  16.000 livros, obras raras e periódicos, o seu espaço físico e a organização da biblioteca. Propôs diferentes tipos de serviços que a biblioteca poderia oferecer futuramente e investigou a recepção destes. Esta etapa estratégica resultou em um documento sobre “A missão da biblioteca, seus serviços e públicos-alvo”, uma proposta sobre a escolha de sistema online de catalogação e uma avaliação sobre o seu espaço físico com os pontos positivos e a melhorar.

Em março de 2017, fez a parte operativa da assessoria.  Organizou uma discussão e uma sessão “mão na massa” em relação ao acervo principal e os documentos que não farão mais parte e seus destinos futuros. Escolheu o sistema da organização física dos documentos, implementou o sistema de catalogação online e realizou o treinamento da equipe.  Por final, elaborou diferentes sugestões para o futuro do centro de documentação.

Escreveu Dom Francisco, primaz da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB) : “Gostaria de estender o meu agradecimento ao Marc Storms pelo seu excelente trabalho de assessoria e orientação para a nova configuração do Centro de Documentação do CEA.

Marc Storms gostaria de oferecer este tipo de serviço às outras bibliotecas ou centros de documentação. Seu contato é marc@infofluxo.com.