O gerenciamento da sua agenda de contatos

Grupo de pessoas

Ter acesso fácil e de qualquer computador a todos os nomes, telefones, endereços, e-mails dos contatos é um sonho de todas as organizações.

A realidade é muitas vezes totalmente diferente. Cada pessoa da equipe guarda no seu computador algumas listas em formato word ou excell e dentro de programas como Outlook ou no Gmail. O problema é o gerenciamento destas listas. Quais listas precisam ser atualizadas quando um e-mail muda? Como socializar estas listas entre a equipe? 

Infelizmente, é muito difícil gerenciar uma agenda comum de contatos sem o uso de um banco de dados. Felizmente, hoje no dia, existem programas grátis e de código aberto, como os CMS (sistema de gerenciamento de conteúdo, sigla em inglês), entre os quais o Drupal. Ele se destaca pela facilidade de criar diferentes tipos de conteúdo, relações entre eles, e também regras de acesso aos diversos contatos.

InfoFluxo está usando neste momento o sistema Drupal para a criação de agendas de contatos para organizações sociais. Depois da análise das necessidades de cada organização, foram criados sistemas de cadastramento de pessoas físicas, pessoas jurídicas e claro, a relação entre elas (quem trabalha aonde, por exemplo). Foram criadas diferentes listas de vocabulários para facilitar a filtragem dos contatos. Por exemplo, idiomas, temas e níveis de relação.

A agenda de contatos é só um começo. A partir dela pode se construir sistemas de gerenciamento de assinaturas, de campanhas, de projetos e de participantes / palestrantes de eventos. Pode ser possível ver, em uma pagina sobre uma pessoa, se ela tem uma assinatura de uma publicação e se ela participou de um evento.

O sistema permite também o envio de e-mails personalizados para uma seleção de contatos. Assim vai ser muito fácil (e barato) informar os assinantes sobre o vencimento de suas assinaturas ou mandar um texto a jornalistas interessados em tema específico.

Para mais informações ou troca de experiências e idéias, entre em contato.

Comentar

HTML restrito

  • Tags HTML permitidas: <a href hreflang> <em> <strong> <cite> <blockquote cite> <code> <ul type> <ol start type> <li> <dl> <dt> <dd> <h2 id> <h3 id> <h4 id> <h5 id> <h6 id>
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Web page addresses and email addresses turn into links automatically.