Como melhorar o seu site?

lista

Um bom ponto de partida é repensar o objetivo do site em relação aos seus usuários, avaliar os serviços oferecidos e se perguntar o que fazer para otimizar o desempenho do site.

Um bom site dá respostas às questões dos seus visitantes, ajuda-os a achar rapidamente o que eles buscam e precisam motivar a vontade para que eles ... voltem sempre!

Conhece seus públicos-alvo
Pensa como o site pode ajudar as pessoas a tomar a ação que você quer. Quais são seus públicos-alvo? Quais as suas necessidades? Quem a organização é suposto servir? Quais os objetivos da organização com o site?
Conhecer os seus serviços; se inscrever para eventos; assinar o boletim; chamar a atenção para alguma coisa; fazer doações; comentar; compartilhar; coletar informações sobre os visitantes; mostrar os seus objetivos; fornecer um diário de notícias ou de eventos; diminuir o número de chamadas telefonicas
Provalvemente um só site não vai oferecer todas estas ações. Priorizar é necessário!

Sucesso
“A melhor definição de sucesso será qual o tamanho do ecossistema de subprodutos que se formaram à sua volta gerando uma rede de valor” (fonte: Criação de sites na era Web 2.0, Dditora Brasport, p. 141)
Um site só é bem-sucedido quando os visitantes podem encontrar o que precisam, entender o que encontram, agir adequadamente a partir deste entendimento, e fazer isto no tempo e esforço que eles estão dispostos a gastar.

Ferramentas para analisar e otimizar seu site
O seu site poderia ter o melhor conteúdo e as mais bonitas imagens do mundo, mas quando as páginas demoram demais para ser carregadas, ou quando o contraste entre cor de fundo e texto é ruim, seus visitantes vão sair correndo e não voltar. Felizmente existem muitas ferramentas para analisar e otimizar sites.

  1. Medir o desempenho
    gtmetrix mede o tempo para abrir sites. Esta ferramenta on-line e grátis usa 02 sistemas diferentes Google's Page Speed e Yahoo's YSlow e oferece recomendações para melhorar o desempenho.
    Outra ferramenta é o Webpagetest com qual é possível escolher o lugar do teste (por exemplo, São Paulo ou Buenos Aires para América do Sul) e o tipo de navegador (por exemplo, IE8, IE9, Chrome ou Firefox).
  2. Medir a velocidade da conexão da internet
    Quando você abre um site, seu computador e o servidor aonde é hospedado o site, vão precisar de uma certa quantidade de tempo para completar suas operações. O servidor precisa de tempo para gerar a página, o seu computador para baixar esta e visualizar-a. Com minha conexão você pode medir a velocidade da conexão da internet do seu computador. Quando esta é mais alta, menos tempo vai demorar para baixar as páginas.
  3. Avaliação de acessibilidade
    O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (Brasil) desenvolveu e-MAG ou o Modelo de Acessibilidade de Governo Eletrônico. Infelizmente, o Avaliador e Simulador de Acessibilidade de Sítios (ASES) está em processo de atualização.
    Da Silva oferece um avaliador em português. Outra é o AChecker ou o Web accessiblity evaluation tool (WAVE) (inglês).
  4. Contraste de cores
    CheckMyColours é uma ferramenta para testar as combinações de cores de fundo e de letra e determinar se eles fornecem um contraste suficiente. Todos os testes são baseados em algoritmos sugeridos pelo World Wide Web Consortium (W3C).